domingo, 8 de março de 2009

Medo de que?


Quais são os medos que tu tens na tua vida? Em que situações perdes o controle... não sabes o que fazer? Falo em medos mais profundos.. não de coisas práticas como medo de barata... altura escuro... Mas sim daquelas coisas que nos impedem de tocar a vida adiante...

Para uns pode ser o medo de ficar sozinho... ou então o medo de se abrir para o outro... medo de assumir responsabilidades... ou de perder a independência... medo de tudo que é novo... ou medo de cair na rotina... pergunto isso porque no evangelho desse domingo... me chamou a atenção uma frase em especial:

"Pedro não sabia o que dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados."

Os discípulos de Jesus em muitas situações aparecem sem saber como agir... e muitas vezes são até mesmo repreendidos pelo próprio Cristo... Pedro especialmente... Mas a causa desse pavor que o texto descreve é que me desperta a atenção... esse três discípulos estavam vivendo um momento ímpar ... a transfiguração de Jesus... eles estavam apavorados pois tinham subido no monte para orar com Jesus... e em um determinado momento sua expressão mudou... ele tornou-se luminoso... e os eles viram Elias e Moisés conversando com Jesus....

Essa foi a causa desse medo... eles estavam junto do Mestre deles... e esse mestre conversava com um dos profetas mais conhecidos... e com o patriarca que guiara o seu povo em busca da Terra prometida... na verdade do que eles estavam com medo???

Não posso deixar de relacionar esse texto com o receio que muitas pessoas tem de se entregar ao amor de Deus... de viver experiências intensa com Ele... as vezes quando eu convido alguém para fazer Acampemento, ou Emaús, ou quando eu era mais nova para o Nazareth percebia isso... muitas pessoas que por vezes até tinham uma formação religiosa... não se permitiam intensificá-la.. receavam... arrumavam desculpas... compromissos... e isso não é só nesse movimentos dos quais eu participo... mas em todos os espaços da igreja... muitas pessoa tem o medo de se aproximar de Deus.... eu tenho esse medo... por que temos medo? Por que eles estavam com medo?

Se existe um resposta certa para essa pergunta eu não sou capaz de dá-la... mas Pedro, Tiago e João não fugiram guiados pelo próprio medo... pelo contrário eles propuseram permanecer lá no Monte Tabor por mais um tempo... queriam montar tendas... mas nesse momento uma nuvem desceu do céu envolveu Jesus e uma voz disse:

"Esse é meu filho amado escutem o que ele diz."

E tudo voltou ao "normal"... e eles desceram do monte conversando com Jesus... que lhes anunciou a Sua ressurreição....

Toda vez que vencermos o nosso medo e andarmos ao encontro de Jesus coisas maravilhosas vão acontecer.... Deus vai se manifestar... eu já passei por experiências dentro da minha caminhada religiosa em que a presença de Deus era tão intensa que eu não podia acreditar que ela fosse passar... que eu ia algum dia me afastar de Deus outra vez.. que teria medo de me aproximar Dele de novo... coisas que claro passado aquele estado de graça... voltavam a acontecer..

Talvez tu já tenhas passado por isso também... talvez ainda estejas a espera desse momento... eu estou de fato contando os dias em que eu poderei viver assim de novo... mas eu não estou esperando sentada... estou tentando dar um passinho de cada vez... pois tenho certeza que Ele também vem caminhando na minha direção...

Fiquem com Deus

Beijos


PS: evangelho de hoje é: Mc 9, 2-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário