domingo, 1 de março de 2009

A paz é fruto da Justiça


A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema a violência pública... quando eu pensava no que escrever para esse post... eu refletia que desde Caim e Abel a violência já existia... e tendo em vista que naquele momento só existiam Adão, Eva, Caim, e Abel no mundo... pode-se dizer que 1/4 da população mundial já era violenta...

Brincadeiras a parte o que eu estou tentando dizer... e na verdade acredito que seja por isso que esta passagem está na Bíblia... é que desde o momento que o homem se afastou de Deus, a violência aconteceu no mundo... eu não concordo com quem diz que o mundo está cada vez mais violento... o que eu penso é que com todos os meios de comunicação, que... graças a Deus.... temos a nossa disposição.... cada vez mais sabemos da violência que acontece no mundo...

Por exemplo Joana D'arc viu sua irmã ser estuprada e assassinada por militares no século XV d. C.... hoje essa história é conhecida porque Joana D'arc foi canonizada... caso contrário os abusos sobre essa menina ficariam no anonimato como muitos dos que provavelmente ocorreram nessa época...

Com a menina Rachel de 9 anos... que sofreu abuso sexual... e depois foi assassinada... esquartejada e deixada em uma mala na rodoviária de Curitiba... foi diferente... esse absurdo foi durante semanas...

O que eu estou querendo dizer é que hoje nós temos um conhecimento maior do que acontece no mundo... da violência cotidiana... das guerras... e este fato nos obriga a ter também uma maior consciência das atitudes que devemos tomar... não só para nos protegermos dessa dela... mas também pra impedir que esses absurdo... que eu não entendo como podem acontecer e por isso chamo de absurdos mesmo.. continuem a acontecer...

A frase lema desta Campanha é o título deste post... a paz é fruto da justiça... portanto se nós queremos a paz vamos lutar pela justiça... desde as pequenas coisas dentro de casa e no trabalho.. até as grandes coisas... como as crianças com as quais o mundo não é justo... pois elas não possuem comida... muito menos uma boa educação... ou adultos que vivem nas ruas... os presidiários... pois 20% deles estão presos injustamente... com os desempregados... com as pessoas vítimas de preconceitos... com as crianças abandonadas pelos pais... que vivem em orfanatos superlotados.. e sei lá eu mais o que.. pois são muitas as injustiças que acontecem no mundo...

A Campanha da Fraternidade está inserida dentro da quaresma porque este já é um momento de nós repensarmos nossas atitudes como cristãos... e anualmente a CNBB nos orienta em relação a um aspecto a ser refletido com mais intensidade... este ano o objetivo é a mobilização da comunidade para amenizar... solucionar... ou no mínimo se sensibilizar com a questão da violência pública... porque hoje nem isso acontece mais as notícias de violência se não passam batidas nos comovem por minutos...

Este não é um assunto não é uma novidade... como eu disse anteriormente... a muitos anos o mundo foi injusto com um homem que ousou falar sobre O Amor... se tornou uma vítima da violência para salvar a humanidade... mas ele venceu... ele ressuscitou...

Nós podemos vencer também... e esse deve ser o nosso empenho nesta quaresma se quizeremos de fato nos prepararmos para a Ressurreição do Senhor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário